segunda-feira, 30 de março de 2009

Estação das Artes - Elizeu Ventania


O caminho da criação da Estação das Artes foi longo. Era a transformação da antiga Estação Ferroviária, lugar histórico, na Estação das Artes.

Com a Rede Ferroviária Federal, foi adquirido o imóvel. O projeto, garantindo a preservação arquitetônica do prédio, foi negociado com a Petrobras, parceira de todas as etapas de recuperação e ambientação do local. Em contra-partida a Petrobras foi contemplada com espaço para instalação do Museu do Petróleo.

HOMENAGEADO - A Estação das Artes leva o nome de um dos mais populares artistas de Mossoró e do Rio Grande do Norte: Elizeu Ventania. Compositor do lamento nordestino e do lirismo, Elizeu Ventania era violeiro dos maiores do seu gênero em todos os tempos. Falecido em 1997, Elizeu deixou sucessos e alguns discos gravados, com repercussão nacional. A homenagem partiu de projeto-de-lei do vereador Jório Nogueira, sancionado pela prefeita Rosalba Ciarlini.

A Estação das Artes, administrada pela Fundação de Cultura, abriga o que há de mais importante nas expressões culturais mossoroenses. A Estação homenageia filhos ilustres, batizando as salas com seus nomes. O Auditório Jornalista Dorian Jorge Freire é destinado a realização de palestras e seminários; a Biblioteca Prof. Vingt-un Rosado, a única do Estado com acervo somente de escritores norte-rio-grandenses; a Galeria de Artes Marieta Lima, espaço para exposições e vernissage e a Avenida Cultural Nestor Saboya, praça de grandes eventos. Além disso, o Museu do Petróleo mostra toda história do "ouro negro" no Rio Grande do Norte.

Um comentário:

  1. Menino,vc me surpreende viu!!!!!!!!!!
    muito legal esse site.
    vc esta de parabens!!!!!!!!
    muito legal

    ResponderExcluir

 
TOPO
©2009 Portal Do Sol de comunicação